Hoje é dia de conhecer um dos mais belos povoados do Uruguai.

Fica localizado no Departamento de Rocha, cerca de 260 km de Montevideu, é cercada por dunas e em sua costa existem três pequenas ilhas chamadas de La Rosa, El Islote e La Encantada, as quais são moradas de lobos marinhos. O balneário fica cerca de 7 km de distância da estrada mais próxima.

polonio 33

polonio 05

A população moradora da ilha é bem pequena, que consiste em artesões, pescadores e alguns funcionários do farol do balneário. Cabo Polonio não tem energia elétrica, mas muitos dos locais tem geradores. A internet (wi-fi) funciona apenas por uma hora por dia.

Existem alguns ônibus que vão até a reserva pela empresa COT e da Rutas del Sol até a entrada do parque que fica no Km 264,5 da Ruta 10. Ali, além da entrada do parque tem um estacionamento que custa 170 pesos por 24 horas e o caminhão que passa pelas dunas de areia para chegar até Cabo Polonio custa 170 pesos por pessoa.

polonio 08

polonio 07

polonio 04

polonio 03

polonio 02

Confesso que Cabo Polonio não é para todos os tipos de viajantes, digo para se hospedar lá. Eu tinha uma vontade de louca de conhecer o local, mas não sabia se teria vontade de dormir lá. Após uma reflexão, fico pensando que perdi essa oportunidade que quem sabe em um futuro não realize, de poder ver o céu em Cabo Polonio, pois as estrelas devem ser muito mais brilhantes por lá.

Mas vamos falar da minha experiência:

Saímos umas nove horas do hostel de La Paloma e cerca de meia hora estávamos entrando no estacionamento para pegar o caminhão em direção a reserva. A principio existe horários para as saídas dos caminhões, mas assim que enche eles partem, mas se quer sentar em assentos, digamos que com vista privilegiadas, é melhor tentar ser o primeiro da turma, mas fica a dica: balança pra caraça! Hahaha.

Depois de cerca de 20 minutos atravessando as dunas (ah! Você pode fazer a travessia a pé, mas é uma caminhada longa em areia fofa).

polonio 01

polonio 09

polonio 10

polonio 26

polonio 23

Daí você até o vilarejo e ali é hora de caminhar, conhecer as praias, as pedras cheias de lobos marinhos e o farol.

Nossa primeira passada foi uma andada pelo vilarejo em direção ao farol, o qual ali te proporciona belas paisagens, além da oportunidade de subir no farol, que custa cerca de 20 pesos. Confesso que já tive experiência desagradável de subir em locais apertados, portanto resolvi esperar os amigos no chão (aventureira nível 0).

polonio 15

polonio 25

polonio 28

polonio 247

polonio 30

polonio 29

polonio 27

polonio 21

polonio 22

polonio 19

polonio 14

polonio 17

polonio 16

polonio 11

polonio 12

Dali seguimos visitando as pedras cheias de nossos amigos barulhentos lobos marinhos. É o contato com a natureza, não tem muito o que descrever, é incrível e vale a visita.

Depois fomos almoçar no restaurante Lo de Dany (Dany é o Chef proprietário do restaurante, tem um vídeo dele aqui )

polonio 31

polonio 32

Minha opinião sobre o restaurante, é que ele não tem nada de extraordinário, mas se você pensar que ele esta em uma reserva natural, ele é sensacional.

Não me recordo do valor exato da refeição em Cabo Polonio, mas lembro que foi cerca de 70 reais, o que foi um pouco caro, pois não foi nada de especial, apenas uma milanesa com batatas frita.

Saindo do restaurante decidimos voltar para La Paloma, para poder curtir um pouco a praia, pois no dia seguinte partiríamos para Punta del Este.

Enfim, a tarde em La Paloma parece uma parada no tempo, na calmaria do mar, nas cores do céu, simplesmente um tempo para parar e contemplar a vida.

A parada da noite era o centro da cidade de La Paloma, que conta com diversos restaurantes/bares e lojinhas de souvenirs.

Depois de caminhar muito por duas quadras (rsrs), comprar algumas coisinhas, era hora de escolher o local para jantar, assim escolhemos o restaurante Pio Nonno, bem na frente da mini concha acústica da praça da cidade, onde estava tendo um show de palhaço.

O meu prato escolhido do Pio Nonno, foi uma massa de beterraba com recheio de espinafre.

IMG_6359

IMG_6361

Depois foi a vez de um sorvetinho na Pop, que meu dedeus, o que era aquele sorvete de doce de leite, era a coisa mais gostosa.

IMG_6365

E assim terminava nosso dia de aventura, bora descansar que no dia seguinte era dia de pegar a estrada para Punta del Este.




Amante de viagens, apaixonada por moda e alucinadamente curiosa, junta tudo num potinho e o resultado sou eu!
Siga nas redes sociais.

Related Post