Muita gente se pergunta se é possível visitar a cidade em um dia ou se é necessário ficar hospedado pro lá. Digo para vocês que depende muito do que você está em busca.

Mas sim da para fazer um bate e volta tranquilamente para as duas cidades ficando hospedado em Santiago.

Tive oportunidade de estar nas cidades duas vezes: a primeira para o réveillon, onde fiquei hospedada em Viña del Mar, minha escolha na cidade foi o Hotel  Panamericana Hotel O’Higgins.

É um hotel tradicional e antigamente era o mais “luxuoso” da cidade, hoje em dia já perdeu a majestade, mas fica numa região central e da para fazer bastante coisas a pé, além do preço ser bem legal, pois na época o preço dele era semelhante ao um hostel em Reñaca.

Sobre ficar hospedado em Valparaíso é super possível, e é a cidade da festa e juventude do Chile, então tem vários hostels e hotéis, mas não é a todos que Valparaíso agrada, mas já já vamos falar sobre isso!

A minha segunda vez na cidade foi passando o dia por lá, então sobre como ir para Valparaíso e Vinã del Mar existem algumas formas:

– Aluguel de Carro: a estrada para Valpo e Viña é tranquila então alugar um carro pode ser uma opção, as diárias de um carro pequeno custa cerca de 150 reais (lembrando que você tem que adicionar nessa conta + combustível + pedágios + estacionamento).

– Ônibus: umas das maneiras mais econômicas de ir para as cidades, não fiz dessa forma nenhuma das vezes então deixou por conta do blog Muita Viagem contar a experiência para vocês

– Agência de turismo: existe várias agências de turismo que oferecem o passeio, é uma opção. O problema é que você tem um roteiro pré definido e vai ter que seguir o horário deles. Existem vários em grupos de Facebook, sites e também pelas ruas de Santiago.

-Carro Privado: essa também é uma opção, em minha opinião compensa se vocês estiverviajando em grupo, das minhas duas visitas no país foi o meio de transporte que utilizamos e valeu muito a pena na questão custo.

Utilizamos os serviços da Empire Vasquez e foi muito bom.

Ok! Depois que você decidiu como ir para as cidades, como é o transporte por lá?




Entre a cidade de Valparaíso de Vinã del Mar tem um Metrô de superfície o qual facilita a locomoção entre as duas cidades, então é fácil.

Mas vamos para o que é importante! O que tem para ver nessas cidades?

A primeira pergunta que eu mesma fiz e escuro as pessoas falaram é: Vale a pena visitar Valparaíso?

Hummmm… aqui é uma resposta muito difícil de se dar de verdade, acredito que Valparaíso para a maioria das pessoas é uma relação de ou você ama ou odeia. E eu estou naquele grupo que não morro de amores, mas consigo ficar encantada.

Em muitas conversas vejo que os principais amantes de Valparaíso são os famosos “gringos” e amantes de arte de rua, pois para a maioria dos brasileiros que converso coloca Valparaíso semelhante a nossos morros e favelas. MAS GENTE NÃO É ASSIM!

valparaiso________________________________

Valparaíso é considerado patrimônio cultural da Unesco e tem muita cultura para desbravar nessa cidade se você estiver aberto a isso. Pois não estou dizendo nada de cultura “folclórica” ou algo tradicional aos nossos olhos, o que quero dizem que Valparaíso remete ao um estilo de vida, histórico, arquitetônico, cultural e social.

Conhecer Valparaíso é desbravar as ruas e seus funiculares. Vou tentar aqui destacar os principais pontos turísticos da cidade para vocês de Valparaíso:

A cidade é cheia de FUNICULARES, ASCENSORES OU ELEVADORES, como queira chamar! A cidade é cheia deles, pois como a cidade é formada por diversos morros, a subidana pé pode ser um pouco cansativo, então provavelmente uma hora ou outra terá que pegar um deles, ou se você der o azar de estar fechado o qual você quer utilizar, igual eu, aconselho um taxi até o “topo” desejado.

Ascensor Artillería, foto do site LikeChile

Ascensor Artillería, foto do site LikeChile



Falando dos ascensores, vou citar talvez um dos mais famosos o ASCENSOR ARTILLERA, ele fica bem próximo a ultima estação (Estacion Puerto) do metrô que liga a cidade de Valparaíso e Viña del Mar,  ao lado do prédio da Aduana e leva até o PASEO 21 DE MAYO.

valparaiso___

valparaiso__

O PASEO 21 DE MAYO está cerca de 80 metros do nível do mar o que proporciona uma vista panorâmica bem legal da cidade e do Puerto de Valparaíso, e provavelmente se você contratou algum tour você vai passar por ali.

valparaiso_____________________________

valparaiso________

valparaiso_______________________________

valparaiso________________________

valparaiso_______________________

Ali você também encontra o MUSEU NAVAL E MARÍTIMO.

valparaiso____________________________

valparaiso_________________________

Confesso ter um amor por museus de todos os tipos e o que me encantou nesse é que poderia ver uma das réplicas da cápsula que salvou os 33 mineiros da tragédia na Mina São José em 2010, esse foi o principal foco da minha visita.

Ah..uma dica.. tem o filme OS 33, com Rodrigo Santoro e Antonio Bandeiras.

vina del mar_____________________________

vina del mar______________________________

vina del mar_______________________________

valparaiso_____________________________________

valparaiso____________________________________

valparaiso________________________________________

valparaiso___________________________________________

valparaiso_______________________________________________




valparaiso________________________________________________

valparaiso_____________________________________________

valparaiso____________________________________________

Para as pessoas que encantam fatos históricos e ver indumentárias, armamentos, móveis, entre outros é uma boa pedida a visita a esse museu. O ingresso dele custa:

Adultos: $1.000 pesos chilenos

Adultos (mulheres maiores de 60 anos e homens maiores de 65 anos): $300 pesos chilenos

Crianças (entre 4 e 10 anos): $300 pesos chilenos

Estudantes (com carteirinha): $300 pesos chilenos.

Antes mesmo de chegar até o Paseo 21 de Mayo, caso você utilize o metrô, você vai encontrar o MUELLEPRAT, PLAZA SOTO MAYOR, MONUMENTO DE LOS HEROES e o PRÉDIO DA ARMADA CHILENA, tudo pertinho um do outro, mas vamos comentar um por um.

O MUELLE PRAT foi projetado na década de 30, é uma parte do porto de Valparaíso que tem alguns quiosques de informações turísticas, onde também saem alguns passeios de barcos para a observação de animais e por ali também conta com uma feira de artesanato.

valparaiso_____________

A PLAZA SOTOMAYOR, MONUMENTO DE LOS HEROES DE IQUIQUE e o PRÉDIO DA ARMADA CHILENA ficam todos um na frente do outro.

O Monumento dos Heróis foi chamada inicialmente como Monumento da Marinha Nacional e de conhecimento popular como Monumento 21 de Mayo. Ele fica na Plaza Soto Mayor. Sua construção foi feita em homenagem aos heróis navais que lutaram nos combates de Iquique e Punta Gruesa em 21 de maio de 1879. Ele foi inaugurado em 21 de maio de 1886.

valparaiso______________________Além da sua imponência ele também como monumento, ali sempre fica uma chama acesa em memória aos soldados e um oficial “guardando” o monumento.

valparaiso____________________

Logo na frente fica um belo prédio azul, a COMANDANCIA EM JEFE DE LA ARMADA (Prédio da Armada Chilena). Esse prédio é da maior autoridade naval do Chile.

valparaiso_____________________

Por ali também veja algumas placas que seja novidade para muitos brasileiros, como as plaquinhas de rota de fuga de tsunami.

valparaiso______________Ali por perto também tem a PLAZA EUCHAURREN, no Barrio Puerto. Essa praça foi a primeira da cidade de Valparaíso, desde da época colonial.

No ano de 1810 mudou o nome para Plaza Municipal e somente no final do século XIX recebeu o nome de Plaza Echaurren em homenagem a Francisco Echaurren, que foi intendente de Valparaíso.

Já no ano de 2008 foi inaugurado uma estatua em homenagem ao cantor portenho Jorge “Negro” Farias, que foi que divulgou a valsa La joya del Pacífico.

Vamos continuar, o próximo atrativo turístico é o ASCENSOR EL PERAL, este é um dos vários que existem na cidade de Valparaíso. Ele foi inaugurado em 7 de dezembro de 1901, o qual liga o Paseo Yugoslavo com a Plaza de Justicia (a que fica na frente da Plaza Sotomayor que tem o Monumento de los Heroes). No ano de 1998, em 1º de setembro foi declarado como Monumento Nacional do Chile.

Ali pertinho tem o PASEO YUGOSLAVO, que foi convertido em mirante e atualmente no PALACIO BABURIZZA está o MUSEO DE BELLAS ARTES DE VALPARAÍSO.

Palacio Baburizza: Foto de Dicas Chile http://www.dicaschile.com.br/2016/07/museus-em-valparaiso.html

Palacio Baburizza: Foto de Dicas Chile http://www.dicaschile.com.br/2016/07/museus-em-valparaiso.html

Nos anos 1880 era conhecido como Paseo Americano, já em 1916 foi construído o edifício para o Museo de Bellas Artes, por desenhos da família Zanelli. Um tempo depois foi adquirido por Don Pascual Baburriza, que terminou a construção da residência e em homenagem a sua descendência. A vista do Paseo é uma das mais privilegiada da cidade. E também é um lugar famosos para ver os fogos de Ano Novo.




Um dos pontos turísticos mais famosos de Valparaíso é a LA SEBASTIANA , umas das casas de Pablo Neruda entre os anos de 1904 e 1973, o qual ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1971. Ali foi seu refugio da movimentada Santiago.

valparaiso

A casa foi construída por um engenheiro espanhol Sebastián Collado. A casa hoje em dia é convertida em museu aberta ao público, não visitei nenhuma casa de Pablo Neruda, por não ter muita admiração pela vida política do poeta. ME JULGUEM!!!, mas as pessoas que foram dizem que é fascinante.

valparaiso__

valparaiso___

valparaiso_

E para quem acompanha o blog, sabe que sou fã de Alan x el Mundo e ele tem um vídeo “pirata” para vocês:

Os horários para visitar são:

De março a dezembro: terça-feira a domingo, das 10:00 as 18:00 (segunda-feira fechado)

Em janeiro e fevereiro: terça-feira a domingo, das 10:30 as 18:50 (segunda-feira fechado)

Já os valores era: 6 mil pesos por pessoas e para estudantes e maiores de 60 anos 2 mil pesos.

Voltamos a outros pontos de interesse na cidade de Valparaíso, temo o CONGRESSO NACIONAL DO CHILE o qual em 1990 com o fim da ditadura, o parlamento do Chile mudou-se para Valparaíso. Ali no prédio histórico é onde trabalha os políticos chilenos, sendo os 38 senadores e 120 deputados. A mudança de cidade do congresso foi visando a descentralização da política. O prédio de Valparaíso foi projetado pelos arquitetos Juan Cárdenas, José Covacevic e Raúl Farrú e conta com cerca de 60 m².

Foto do Proyecto Andina: http://www.infoandina.org/es/content/proyecto-que-regula-reciclaje-estar%C3%ADa-ad-portas-de-ingresar-al-congreso-chileno

Foto do Proyecto Andina: http://www.infoandina.org/es/content/proyecto-que-regula-reciclaje-estar%C3%ADa-ad-portas-de-ingresar-al-congreso-chileno

Quase toda cidade tem um relógio ou torre histórica e não podia ser diferente com Valparaíso, o RELOJ TURRI fica nas Calles Prat, Cochrane e Esmeraldo, na frente do ASCENSOR CONCEPCIÓN, e tem datada a sua construção do ano de 1923. Foi projetado pelo arquiteto Augusto Geiger. O nome oficial do edifício é Agustin Edwars. É uma construção muito característica da cidade, a qual muitos artistas representam em suas obras.

Foto de A porteño: http://aportenoinsantiago.blogspot.com.br/2015/11/valparaiso-my-place-in-world.html

Foto de A porteño: http://aportenoinsantiago.blogspot.com.br/2015/11/valparaiso-my-place-in-world.html

Falando o quetoda cidade tem é um “mercado central”. O MERCADO CARDONAL é uma construção do ano de 1912, e foi projetado Eduardo Feuereisen , o qual foi construído com peças pré fabricadas que foram trazidas da Alemanha.  Nesse mercado se encontra “bancas” de verduras legumes, frutas, entre outros e no seu segundo andar, restaurantes de comidas típicas.

Foto El epicentro : http://www.elepicentro.cl/2015/11/04/municipio-porteno-inicio-fiscalizaciones-nocturnas-para-mejorar-el-entorno-del-mercado-cardonal/

Foto El epicentro : http://www.elepicentro.cl/2015/11/04/municipio-porteno-inicio-fiscalizaciones-nocturnas-para-mejorar-el-entorno-del-mercado-cardonal/

Além da famosa casa de Neruda, a cidade conta com o MUSEO DE HISTORIA NACIONAL DE VALPARAÍSO  foi fundado em 1878 por Eduardo de La Barra. No ano de 1879 tinha um biblioteca com mais de 300 obras clássicas, entre ciências e antropologia. Em 1906 aconteceu um grande terremoto em Valparaíso e logo um incêndio no museu, o que prejudico diversas coleções.

Foto Skyscrepcity: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1536328&page=5

Foto Skyscrepcity: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1536328&page=5

A reorganização veio no ano de 1914, quando moradores da cidade doam coleções para se instalar o novo museu. O museu não tem um edifício próprio, então com o tempo ele muda de lugar. O museu também faz parte do programa do governo, no qual existe 26 museus no país o qual não se paga pela entrada.

Como a cidade é formada por “morros”, sempre tem um local bem legal para ver a cidade um deles é o PASEO GERVASONI fica no Cerro Concepción, e durante a época da colônia, foi a instalação de Fuerte Concepción, o qual foi destinado a defesa da Bahia de Valparaíso. Não existe informações concretos de onde vem o nome do paseo, mas se acredita que deve por ali ter vivido Don Thomás Gervasoni, um Cónsul Honorário de Italia em Valparaíso.

Foto de En Viajes : http://enviajes.cl/chile/valparaiso/lugares-turisticos-de-valparaiso/

Foto de En Viajes : http://enviajes.cl/chile/valparaiso/lugares-turisticos-de-valparaiso/

E por falar de locais para admirar a cidade o MIRADOR PORTALES inicia na Avenida España e Avenida Errázuriz. E tem uma bela visão da Bahía de Valparaíso e de MUELLE BARÓN.

Foto Valparaíso en fotos: http://valparaisoenfotos.blogspot.com.br/2005_09_01_archive.html

Foto Valparaíso en fotos: http://valparaisoenfotos.blogspot.com.br/2005_09_01_archive.html

E por falar em MUELLE BARÓN, o local foi projetado para atender a movimentação de carvão do Estado. Atualmente se converteu em um passeio com locais de diversão.

Foto Plataforma Urbana: http://www.plataformaurbana.cl/archive/2015/06/11/corte-de-apelaciones-de-valparaiso-rechaza-reclamo-de-ilegalidad-en-contra-de-mall-baron/muelle-baron-valparaiso-por-ojo-bionico-via-flickr/

Foto Plataforma Urbana: http://www.plataformaurbana.cl/archive/2015/06/11/corte-de-apelaciones-de-valparaiso-rechaza-reclamo-de-ilegalidad-en-contra-de-mall-baron/muelle-baron-valparaiso-por-ojo-bionico-via-flickr/

Um outro prédio bonito para ser ver é o da UNIVERSIDAD TECNICA SANTA MARIA, é uma tradicional instituição de ensino privado de Valparaíso, mas tem o seu prédio imponente e vale a pena uma olhadinha, principalmente se você for de carro de Valparaíso para Viña del Mar, pois vai passar na frente dele.

Foto Universidade: http://www.eli.utfsm.cl/die2/postulacion_academicos.php?part=en

Foto Universidade: http://www.eli.utfsm.cl/die2/postulacion_academicos.php?part=en

Um dos grandes charmes da cidade de Valparaíso e o MUSEO CIELO ABIERTO, o qual é composto com 20 murales (fora as outras obras que não estão nesse circuito) de diversos estilos artísticos.

Foto PUCV: http://www.pucv.cl/pucv/vinculacion-con-el-medio/plano-de-ubicacion-y-recorrido-del-museo-a-cielo-abierto/2015-08-21/113720.html

Foto PUCV: http://www.pucv.cl/pucv/vinculacion-con-el-medio/plano-de-ubicacion-y-recorrido-del-museo-a-cielo-abierto/2015-08-21/113720.html

Foi inaugurado em 1992, com alguns artistas de expressão internacional, como Mario Carreño e Roberto Matta, mas a idéia desse museu começou bem antes, no ano de 1969, quando um grupo de alunos do Instituto de Arte da Universidade Católica de Valparaíso, liderados pelo professo Francisco Méndez Labbé que começaram a fazer alguns murais pelo cerro Bellavista. Entre os anos de 1960 e 1973 fizeram cerca de sessenta murais em vários lugares da cidade.

valparaiso______________________________________________

valparaiso_______________________________________

valparaiso______________________________________

 

Com o golpe militar, foi necessário acabar com o projeto de arte, o qual somente voltou a ativa em 1991.

Os antigos murales atualmente “sofrem” com o tempo e também os as artes de rua, que tentam substituir essas artes, fazendo com que o governo tenha destinado 30 milhões de pesos para restaurar os 20 murais.

Sobre os famosos grafites da cidade, achei um site mega bacana com diversas fotografias bacanas e quero compartilhar com vocês, o site tem um nome, um pouco… hummm…  Fodam-se os postais, mas as fotos são incríveis.

Gente, acho que acabei me empolgando e falei demais de Valparaíso, então resolvi colocar Viña del Mar em outro post.

E sobre a conclusão de conhecer ou não Valparaíso, vai de cada um! Eu sou do tipo de pessoa que acho válido conhecer todos os lugares e admirar o que você mais gosta.

valparaiso_________________________________

Ah!!! Além desses lugares a cidade é recheada de bares/restaurantes mega charmosos e uma curiosidade é que o embaixador americano toda vez que tem que trazer seus amiguinhos para o Chile, eles não ficam em Santiago não, é em Valparaíso, assim informou algumas pessoas por lá.

Já foi para Valparaíso? Conta pra gente como foi!




Amante de viagens, apaixonada por moda e alucinadamente curiosa, junta tudo num potinho e o resultado sou eu! Siga nas redes sociais.

Related Post