Como sou uma pessoa um pouco curiosa no que se diz respeito a viagens e conhecer lugares, sempre quis conhecer Toledo (Espanha).

spain (3)

É uma cidade impressionante, pois dentro das muralhas da cidade existe uma mistura de culturas mulçumana, cristã e judaica que viviam pacificamente, mas com o crescimento da religião católica na Espanha as Mesquitas e Sinagogas foram transformadas em igrejas. Toledo é um patrimônio da humanidade, e merece atenção aos mínimos detalhes.

Na minha visita para Toledo sai de Madrid e fomos de ônibus, são cerca de 70 km de Madrid e também tem acesso de trem a partir de Madrid e tem duração de mais ou menos meia hora. (veja aqui).

spain (1)

O trem que sai de Madrid da estação Puerta de Atocha (atenção: existe 2 estações com o nome de Atocha em Madrid, sendo que uma parte os trens municipais, estação Atocha, e outra com trens com destinos intermunicipais de nome Atocha Renfe) com destino a Toledo, sai por volta de 14 euros ida e volta. A viagem dura cerca de meia hora.

Ao chegar à cidade pela estação de trem não fique maluco olhando as ladeiras, guarde sua disposição para caminhar no centro histórico, existe ônibus turísticos que levam até a Plaza Mayor por mais ou menos 2 euros.

IMG_2768IMG_2767

IMG_2775

Na minha opinião, na visita a Toledo é necessária fazer a visita buscando as coisas maiores e depois sobrando um tempinho ir buscando outros pontos turísticos.Por este motivo acho que deve ir “correndo” para a Catedral Primaz de Toledo, com o inicio da construção em 1226 e demorou cerda de 250 anos para ficar pronta.

IMG_2917

Na catedral você vai poder observar diversas salas com exposições de objetos cristãos e de obras de arte.

Existe a sala do tesouro, onde está a Custódia, riquíssima em detalhes. E a peça percorre as ruas da pequena cidade nos mês de junho na celebração do Corpus Christi.

IMG_2843IMG_2845

Um guia local me contou a história da Catedral, então como meu espanhol não é dos mais afinados que tem, posso não ter entendido tudo direitinho, e também não sei se é real, mas lá vai:

Antigamente na cidade viviam harmoniosamente na cidade as culturas cristã, mulçumana e judia. No local da Catedral era uma mesquita, daí por capricho da esposa do rei (gente! Mulher quando quer uma coisa causa na vida!! Rsrs) queria construir uma catedral, só que queria no local da mesquita. Daí o Sacerdote da Mesquita muito bem do intencionado para não causar brigas na cidade cedeu o local para o rei. É possível ver dentro da catedral traços da mesquita e no próprio altar é representando pessoas mulçumanas.

IMG_2887IMG_2880IMG_2869IMG_2857IMG_2856

Conheci os principais pontos turísticos de Toledo em uma tarde, acredito que em um dia é possível, mas tem que ter disposição para caminhar.

A cidade é um labirinto e é bem fácil de se perder, o que não vejo com um problema, pois você acaba se deparando com lugares impressionantes.

Outra figura celebre que viveu em Toledo foi o pintor El Greco no século 16. Na cidade se encontra a Casa-Museu do artista, que tem um importante acervo do artista.

O “artesanato” da cidade é rico, principalmente por uma técnica chamada de Damasquinado, onde são feitos desenhos com “fios” de ouro em jóias, pratos, caixas entre outros. Quase morri quando entrei em uma loja, mas me contive apenas com um brinco. (rsrs)

IMG_2739

Outra delicia da cidade são os famosos marzipãs, que são uma maravilha.

foto (2)

Enfim, Toledo é sensacional !



Amante de viagens, apaixonada por moda e alucinadamente curiosa, junta tudo num potinho e o resultado sou eu! Siga nas redes sociais.

Related Post