Era hora de pisar pela primeira vez na capital baiana: Salvador.

Muito ouvi falar sobre Salvador, e principalmente o que fazer na cidade e vou contar para vocês um pouquinho da minha experiência.

Vamos lá! A primeira coisa é que você descendo no porto de Salvador, a hora que sai para fora do porto tem um batalhão de pessoas oferecendo passeios, mas é um batalhão gigantesco, confesso a vontade interior de mandar todos calarem a boca.

Depois de algumas tentativas de conversar com algum taxista e de pessoas que quererem te empurrar fitinhas de Nosso Senhor do Bonfim por 10 reais (um absurdo! isso por uma fitinha!).

Pegamos um taxi e fotos até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Em 18 de abril de 1745, uma réplica da imagem de Nosso Senhor do Bonfim, foi trazida de Setúbal, Portugal, por Theodózio Rodrigues de Faria, capitão de mar e guerra da marinha portuguesa, que era grande devoto do Senhor do Bonfim, e que fez uma promessa de trazer para o Brasil uma imagem de Senhor Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia se sobrevivesse a uma tempestade.

309A capela começou a ser construída em 1746, e no dia 24 de junho de 1754 a sagrada imagem foi levada para a Colina do Bonfim, mas as obras foram concluídas apenas em 1772 e no ano de 1773 iniciou a tradição da lavagem da Igreja, quando os integrantes da “Irmandade dos Devotos Leigos” obrigavam os escravos a lavarem a igreja para os preparativos das festas do Senhor do Bonfim, no segundo domingo de janeiro, depois do Dias de Reis. Com o passar do tempo a lavagem da parte interna do templo foi proibida, passando o ritual para as escadarias.

Em 1809 as famosas fitinhas que conhecemos de Senhor do Bonfim apareceram, que na época levavam o nome de “medidas”, porque elas tinham exatamente 47 centímetros, que é a medida do braço direito da estátua do Senhor do Bonfim.

304

Em 1927 a Capela foi levada a posição de “Basílica Menor” pelo então Papa Pio XI. E na história mais recente, no dia 20 de outubro de 1991 o Papa João Paulo II, visitou a Basílica e presenteou a Devoção com um cálice de prata dourada.

salvador____

A igreja apresenta uma arquitetura neoclássica e com uma fachada rococó, seguindo o mesmo modelo das igrejas portuguesas dos séculos XVIII e XIX, com afrescos e azulejos.

salvador__

Pessoal, uma dica: fiquem atentos, as pessoas te abordam muito para tirar foto e vender lembranças, fica uma situação muito chata.,

salvador______

salvador_____

salvador_

Depois da Igreja o taxista nos levou até o Forte de Monte Serrat e também a Igreja Monte Serrat na Ponta do Humaitá.

salvador__________

O Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat fica na ponta de Monte Serrat, que no tempo do Brasil Colônia era o limite norte da cidade, que atualmente fica a rua de Boa Viagem. A pequena igreja de Nossa Senhora de Monte Serratfoi fundada em 1580, e o projeto arquitetônico é do italiano Baccio de Filicava.

Ela foi construída a mando do governador do Brasil Francisco de Souza, na mesma época que foi construído o forte de São Felipe, então o governador doou a igreja para o Mosteiro São Bento. No começo do século 20, a igreja foi reformada e o altar recebeu decorações da Igreja de São Bento. E lá abriga uma imagem de São Pedro Arrependido de autoria de Frei Agostinho da Piedade.

salvador__________________

salvador__________________

salvador______________________

303

300

salvador_______________________

302

Depois dessas paradas voltamos até o porto, essa parte do passeio foi R$90,00 para três pessoas.

De lá fomos a pé até o Mercado Modelo, caminhamos um pouco por lá. Mas vamos contar um pouquinho sobre o que é o Mercado Modelo! Ele é um espaço de venda de artesanato na cidade de Salvador, localizado no bairro do Comércio, onde cerca de 80% dos turistas visitam o local; foi inaugurado em 1912 para suprir a necessidade de Cidade Baixa; já no ano de 1969 o local sofreu um incêndio e foi necessário demolir o local. Em fevereiro de 1971 o Mercado Modelo ocupou um prédio da 3º Alfandega da cidade, uma construção de 1861 de estilo Neoclássico, a qual foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Atualmente o mercado é dividido em dois andares com mais de 250 lojas que vendem de chaveiros a bebidas locais.

salvador_____________

salvador________________

Logo ali do lado fica outro cartão postal o Elevador Lacerda. Ele foi inaugurado em 1872 e liga a parte alta (a Praça Tomé de Souza) à Praça Cairu (parte baixa – Mercado Modelo). A construção com estilo Art Deco tem 72 metros de altura e foi restaurado no ano de 2002 e passou a ter uma iluminação noturna.

salvador____________________

salvador_____________________

Subindo o elevador começamos a conhecer a parte histórica da cidade. E aqui faço uma observação: todo mundo que eu conversava sobre a visita a Salvador, fora de brincadeira, eu ouvia a seguinte depreciações: que Salvador não tem o que ver! Que o centro histórico cheira mal! Que é perigoso! AHHH GENTE PELO AMOR DE DEUS!!! em que mundo essas pessoas vivem? Vamos lá! cuidado, infelizmente temos que tomar em todos os cantos do nosso país, mas me senti mega segura andando por ali, vi vários grupos de policias; Cheiro ruim? olha eu não sei como o local fica no carnaval, pois é uma época com grande movimento de pessoas, mas já sentiram o cheiro do rio Tietê? e dai vem o mais  absurdo, que não ter o que ver! Ah poupe meus ouvidos! É um local onde a história esta impregnada nas pedras. Por favor! Abram a mente quando visitar um local.

DESCULPA! MOMENTO DESABAFO.

Voltando, logo na saída do elevador temos um belo letreiro com o nome da cidade, na mais turístico.

salvador______________

307

salvador____________]

Logo ali do lado fica o Monumento da Cruz Caída, que é uma escultura que foi inaugurada no ano de 1999 para a comemoração do aniversário de fundação da cidade de 450 anos, o artista que fez a obra é o baiana Mário Cravo e foi feita de aço inox com 12 metros de altura.

salvador____________

salvador_______________

Continuando a caminhada, próxima parada visitar a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, onde a entrada custa 5 reais e o local tem um valor histórico e artístico esplendido. A igreja mostra a tradição barroca no país e já participou de uma eleição para ficar entre as 7 Maravilhas do Brasil, o qual não ganhou, mas é tombada pelo Instituto do Patrimônio His tórico e Artístico Nacional. O interior da igreja foi reformado no século XIX, onde substituíram o altar barroco por um do estilo neoclássico, o qual é considerada a obra magna de José de Cerqueira Torres.

salvador_________________________

333

339

338

327

326

325

Ao lado fica a Igreja de Convento de São Francisco, o qual você precisa prender a respiração para entrar, é muito bonita. Digamos que a igreja está localizada no coração histórico da cidade de Salvador, construída entre os séculos XVII e XVIII é considerada uma das principais obras do estilo Barroco, também é um monumento tombado e é considerado um Patrimônio da Humanidade. A visita também é paga, e custa 5 reais.

323

322

324

328

319

321

salvador___

Saindo da igreja seguimos até o Largo do Pelourinho, pois queríamos dar uma olhadinha no local ícone da cidade.

311

Aqui você tem ao Restaurante Escola do Senac, uma ótima opção para comer comida local e ali também fica a famosa casa onde o Michael Jackson gravou o seu clipe

 

E assim foi nosso passeio em Salvador! Tem muitos outros locais para conhecer, esses eram o que eu tinha mais vontade? E você já foi para Salvador? Compartilhe suas experiências com a gente!

Amante de viagens, apaixonada por moda e alucinadamente curiosa, junta tudo num potinho e o resultado sou eu!
Siga nas redes sociais.

Related Post