3praga

Hoje era mais um dia de muita caminhada na cidade, que amanheceu fria algo que não estava acostumada nos últimos dias da viagem.

Antes de começar o roteiro do dia, mais uma crônica da minha vida de viajante:

Sempre que vou viajar busco pesquisar tim tim por tim do meu destino, leio e vejo vídeos dos locais e um programa que gosto muito é “O mundo segundo os brasileiros”.

 

Nesse dia em Praga teríamos um guia que iria nos levar conhecer a região do Castelo de Praga. E daí eu escuto uma voz que parecia conhecida e quando vejo era o moço que participou do programa. Realmente o mundo era muito pequeno.

Mas vamos falar sobre a visita ao castelo que fica na Colina Hradcany, onde foi fundada a cidade. O castelo foi fundado no século IX. Segundo o Guinness Book é o maior castelo do mundo.

colina 01

A visita começa na parte que podemos dizer com a parte moderna do castelo. Onde é possível ver as pedras do antigo castelo.

entrada

Após, fomos visitar a famosa Catedral de São Vito, que é maravilhosa, é de ficar extasiado, lindo! Ela que fica na região do Castelo de Praga, pois foi construído ao lado do castelo, e tem estilo gótico e sua construção foi iniciada em 1344 e só foi terminada definitivamente em 1929.

castelo 2

Um dos pontos que mais se destacam na Catedral é a Capela de São Venceslau, que data do século XIV, onde tem mais de mil pedras semipreciosas e pinturas de temas bíblicos.

castelo 3

2014-08-14 10.13.33

Saindo da Catedral seguimos em direção do antigo castelo, onde seus salões (não podia tirar foto) são gigantescos e arcos que impressiona pela arquitetura. O único lugar que podemos registrar foi de uma janela onde em uma rebelião pessoas foram jogadas dela, além da paisagem da sacada do castelo.

vista

Próxima parada foi a Basílica de São Jorge, outra atração da região do castelo.

IMG_0278

Descendo pela ruazinha ao lado da Basílica chegamos a Golden Lane, o nome vem dos alquimistas que ali viviam e produziam ouro.

São pequenas casas coloridas e uma das mais famosas a de Franz Kafka que se recolheu nessa casa por dois anos para escrever em paz.

rua 02ruazinha

Saindo da rua chegamos a Torre Dalibor que era um antigo calabouço.

calabouço

Saindo de lá caminhamos pela escadaria, que é outro acesso do castelo. Ali aproveitamos para experimentar um pãozinho típico da região, o chamado Trdlo. É um pão doce com açúcar e canela e para os mais famintos alguns tem recheio de Nutella (hummm!!!).

caminho

pao

Próxima parada era ver a estátua do Menino Jesus de Praga que fica na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa.

A história conta que a imagem foi esculpida na Espanha no século XVI. No siteSantuário Menino Jesus conta a história da imagem e seus detalhes. Na igreja também se encontra uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Dali seguimos para o almoço em um restaurante típico. Seguimos em direção da rua Malostranské e paramos no Restaurante U Glaubicu e comemos joelho de porco. Digamos que era sensacional.

joelho de porco

Saindo dali demos mais uma paradinha na próxima esquina, fomos visitar a Kostel svatého Mikuláse, a Igreja de São Nicolau.

A igreja tem o estilo barroco, então prepara os olhos, porque é magnífica. Para fazer a visita é necessário para 50 coroas, que dá cerca de 5 reais.

Momento para mais um crônica da minha viagem, rsrsrs: estava eu apresentando minha Carteirinha de Estudante junto com meu passaporte, quando o atendente olha para minha cara e diz:

– Você é brasileira?

– Sim eu sou!

– Mas esse nome é comum no Brasil? Tha tha Thaís?

– Sim é sim!

– Mas é diferente, não parece brasileiro! Tem alguma origem?

– hahaha! Tem sim, pelo que sei é grego.

– Ah! Ok! Bonito!

Foi um momento estranho, fiquei com cara de pastel. Mas sempre que acontece algo diferente na minha viagem gosto de contar…rsrs.

igreja ultima

Ao saímos da igreja resolvemos fazer um passeio bonitinho por Praga, alugamos um carro conversível antigo lindo. Gente, não lembro muito bem qual foi o preço do passeio, mas foi muito legal. Nosso motorista era muito bacana e perguntou se queríamos explicações ou simplesmente o passeio pela cidade.

Pedi para ele nos levar até a parte judaica da cidade para ver a Sinagoga Espanhola a qual não deu tempo de entrar, mas é muito bonita.

O passeio com o carro rende olhares dos outros turistas, hahahaha! O carro chama a atenção e fica todo mundo olhando e tirando fotos, é um pouco constrangedor.

Sem título-1

Após nosso passei dedicamos um tempinho para visitar lojas de cristal, roupas e sapatos e assim terminou nossa estadia em Praga.




Amante de viagens, apaixonada por moda e alucinadamente curiosa, junta tudo num potinho e o resultado sou eu! Siga nas redes sociais.

Related Post