czestochowa

Antes de começar a contar a visita ao Santuário, vamos para uma breve história.

A aparição de Nossa Senhora de Czestochowa aconteceu de agosto de 1382, na Polônia para o príncipe Ladislau.

História

O quadro de Nossa Senhora do Monte Claro é a cópia fiel da pintura de São Lucas, a qual foi pintada na tábua da mesa de cedro que Nossa Senhora usava para seu trabalho e oração.

 

Diz a lenda que ao pintar o rosto da Virgem, ficou preocupado em retratar da melhor forma possível a beleza da Mãe de Deus. Como estava recolhido, adormeceu por algum instante e quando acordou viu o quadro pronto, onde todo o belo rosto celestial de Maria estava pintado.

Quando o exército romano, ocupou Jerusalém, Santa Helena foi conhecer os lugares santos e recebeu o quadro pelas mulheres que o guardavam e ela enviou ao seu filho Imperador Constantino, o qual colocou em uma capela particular de seu palácio e por mais de 400 anos esse quadro pertenceu aos príncipes russos, mas a Rússia entrou em guerra com Ludovico, o então rei da Hungria e da Polônia, e venceu essa guerra.

A cidade de Belz onde estava à pintura ficou sobre o poder de Ludovico, o qual nomeou seu sobrinho Ladislau, como governador de Belz.

Só que pouco tempo depois o castelo de Ladislau foi invadido pelos Tártaros. O então governador pediu socorro diante do quadro e o mesmo veio. Assim o príncipe, agradecido pela ajuda resolver tirar o quadro de Belz e leva-lo a Opole (Polônia) que era a capital do seu principado.

Assim, resolveu deixar o quadro em uma capela na colina Monte Claro, perto de Czestochowa, sendo no ponto mais alto e um monte de calcário, recebeu o nome de Monte Claro (Jasna Gora).

Em agosto do ano de 1382, entregou o quadro aos cuidados dos Frades Paulinos e a pedido do rei em 1429, o Papa Martinho V, ornamentou o santuário com diversas indulgências e coma benção papal.

Várias benções e graças atribuem ao quadro. Como o quadro era decorado com valiosas jóias, ele passou a ser cobiçado por infiéis, ateus e assaltantes.

Na madrugada da Páscoa de 1430, apenas alguns peregrinos e frades estavam no local, o qual foi invadido por bandidos, que levaram tudo que era de valor e o quadro milagroso.

Soldados de um castelo próximo foram em busca dos bandidos. O chefe dos bandidos enfurecido com a situação golpeou o quadro por diversas vezes e ao chegarem no local os soldados encontraram o quadro em três pedaços e rosto de Nossa Senhora “ferido”.

Levaram o quadro ao rei Ladislau Jagiello para que resolvesse o problema, o mesmo contatou diversos pintores para restaurar a obra, mas nenhum deles conseguiu, mas quando todos desistiram, um jovem auxiliar do primeiro pintor foi até o rei e declarou com toda simplicidade: “A Mãe de Deus não quer que sejam apagadas essas cicatrizes”. E pediu para concluir a restauração do quadro.

Antes de começar a pintar o jovem rezou por uma noite inteira, concluiu o trabalho e entregou para o Rei com todos os cortes cobertos, exceto os três ferimentos no rosto de Nossa Senhora, e logo após o jovem pinto desapareceu e nunca mais foi visto.

Conta à história que em 1655, os suecos invadiram a Polônia e atacaram o Convento e o Santuário de Czestochowa, onde lá somente havia cinquenta famílias, alguns frades e soldados. Durante 40 dias, 15 mil soldados suecos atacavam o local, com canhões e bombas incendiárias.

Os defensores do Santuário defendiam o local heroicamente e confiando na proteção de Nossa Senhora fizeram procissão com o Santíssimo em volta do Santuário, rezando ao meio dos ataques dos suecos, esses que perceberam que lutavam contra forças especiais e resolveram se afastar do local.

A cor “negra” da Virgem vem da fuligem acumulada das velas queimadas perto do quadro. E dia 26 de agosto é dedicada a Nossa Senhora de Czestochowa.

Agora sim minha visita!!!

IMG_9338

Visitei o Santuário em uma data próxima a comemoração de Nossa Senhora, mas mesmo assim o local estava tranquilo. É um espaço muito bonito, transmite uma paz e leveza de espírito grandiosa.

IMG_9343IMG_9374

É difícil não se emocionar com a visita. Ao entrar na capela onde está exposto o quadro fique a esquerda e entre pela primeira porta da lateral, lá você seguirá por uma fila que passará bem próximo da imagem.

2014-08-08 12.00.31IMG_9347IMG_9361IMG_9365IMG_9366

Após a visita a capela passeie pelo Santuário, onde estavam fazendo montagens para o dia da Virgem.

IMG_9369IMG_9370IMG_9379IMG_9385IMG_9390IMG_9394IMG_9397

Depois fomos almoçar em um restaurante do local, este que são aqueles bem voltados a peregrinos, nada de luxo e comida simples.

2014-08-08 13.14.53

Resolvi comer um prato típico, os famosos pierogi, digamos assim que não é muito gostoso, mas temos que provar pra dizer né!?

2014-08-08 13.07.08

Saindo de lá o destino era Cracóvia, mas isso é história para outro post.

 




Amante de viagens, apaixonada por moda e alucinadamente curiosa, junta tudo num potinho e o resultado sou eu!
Siga nas redes sociais.

Related Post