E ai pintou aquela vontade de desbravar o mundo? O primeiro passo é providenciar o passaporte (isso se você for viajar fora da “América do Sul”, pois para esses países você pode viajar utilizando somente o RG, válido por 10 anos, mas isso é assunto para outro post).

Então vamos no passo a passo de como tirar o passaporte comum brasileiro

Para começar, é um documento no qual todo brasileiro tem direito (desde que estiver tudo certo com a justiça). E o processo para tirar ele é simples, então fica aqui a dica: você pode fazer sozinho!

No vídeo abaixo conto passo a passo, além do post!




PRIMEIRO PASSO:

Antes de começar o processo de preencher no site da Polícia Federal o pedido para o passaporte reúna seus documentos:

Documentos de Identidade: são válidos o RG (carteira de identidade), Carteira de Habilitação ou a Carteira de Trabalho. DICA: se você mudou de nome, como por exemplo, devido ao casamento, é necessário ter a Certidão de Casamento.

CPF: esse é um documento que pode talvez deixar de lado, caso o número dele conste na Identidade, ou em outro documento que vá utilizar para identificação.

Título de Eleitor: você precisa do título e mais os comprovantes de votação da última eleição (se tiver ocorrido dois turnos, necessita dos dois). Caso não tenha os comprovantes, você pode entrar nesse site (clique aqui) e retirar um comprovante de que está quite com a Justiça Eleitoral, caso não tenha votado e justificado, é necessário ir até um cartório da Justiça Eleitoral para regulamentar a sua situação.

Documento de quitação do Serviço Militar obrigatório: nesse caso é necessário para os homens.

Caso você já tenha tirado o passaporte antes é necessário levar ele, porque se não for apresentado é cobrado uma taxa em dobro.

SEGUNDO PASSO

Depois de separar todos os documentos, lembrando que será necessário levar no dia que for na Policia Federal, você precisará preencher o formulário no site da Polícia Federal (para acessar o site, clique aqui).

Neste formulário você vai colocar todos os seus dados pessoais, com os documentos, endereço, e-mail, entre outros.





Na ultima tela você poderá escolher o local em que vai ser atendido (a qual você poderá alterar quando for realizar o agendamento) e depois vai ser gerado um protocolo junto com um boleto, o qual será necessário imprimir (para imprimir você precisar ter instalado em seu computador um leitor de PDF).

TERCEIRO PASSO

É necessário imprimir o boleto de GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO (GRU) e pagar a taxa, que atualmente é de R$257,25. LEMBRE-SE:  o comprovante do pagamento tem que ser apresentado junto com a documentação, lá do primeiro passo.

 

QUARTO PASSO

É necessário agendar o seu atendimento em uma unidade de Policia Federal. Isso será possivel um ou dois dias uteis após o pagamento da GRU. Então você precisa entrar nesse site, e com o número de protocolo gerado quando você preencheu o formulário você vai agendar o seu atendimento.

DICA: Aqui vai uma super dica para você! Na verdade é uma dica que sempre deu certo para a minha família, então espero que de certo para você.

Quando for agendar o seu atendimento, tente fazer próximo das 11:00 (da manhã), pois nele você vai conseguir ter acesso a horário que foram desmarcados e talvez conseguir uma melhor data para agendar o seu passaporte.

 

QUINTO PASSO

Depois que fez todos os passos acima, chegou o dia do seu atendimento. Você tem que levar todos os documentos lá do passo um e também o comprovante de pagamento da taxa da GRU.

Lembrando que não é necessário levar foto, pois a mesma é tirada no momento da sua entrevista. A tal da entrevista nem dura 5 minutos e após isso é informado a data que você pode retirar o seu passaporte. A data pode variar de unidade e até mesmo por problemas, como dos últimos tempos, no qual estavam com falta de papel moeda para confecção dos passaportes.

Para a retirada do passaporte é necessário novamente apresentar  o comprovante de pagamento da taxa.

 

SEXTO PASSO

Agora que está com o passaporte em mãos e só pegar o avião com destino a felicidade e aproveitar muito.

 

 



Siga o NASCI EM CASA ERRADA no Instagram: @nasciemcasaerrada 

No Youtube: /nasciemcasaerrada

No Twitter: @nceblog 

E nossa página no Facebook: /nasciemcasaerrada 

 

Gostou do post? Compartilha aê!!!

 



RESERVAS: Pessoal! Quer reservar um hotel na cidade de Cartagena? Você pode fazer sua reserva através desse link e assim você vai está contribuindo muito para continuar compartilhando minhas aventuras no mundo! Ah! Para você, isso não tem nenhum gasto extra, mas para o NASCI EM CASA ERRADA significa e ajuda muito.

 

SEGURO VIAGEM: É sempre bom viajar sem preocupação, caso acontece algum probleminha né? Então clica nesse link aqui e faça o seu seguro viagem pela MONDIAL TRAVEL



Amante de viagens, apaixonada por moda e alucinadamente curiosa, junta tudo num potinho e o resultado sou eu!
Siga nas redes sociais.