COMO SE LOCOMOVER EM SANTIAGO?

CEssa é uma dúvida sempre que vamos visitar uma cidade, qual é o melhor meio de transporte, o que vale mais a pena e por aí vai.

Então nesse post vou tentar reunir para vocês as opções de transporte e preços para você poder adequar a sua visita.




VEJAS AS OFERTAS E COMPRE SUAS PASSAGENS AÉREAS AQUI 

A cidade de Santiago é considerada uma cidade cara para nós brasileiros, então planejar cada detalhe da viagem se torna importante para poder economizar, como otimizar as visitas em setores da cidade.

Espero que esse post te ajude a escolher os meios de transporte que mais se adequa na sua viagem.

CAMINHAR

Sim, caminhar é um meio de transporte que eu tenho que deixar aqui registrado, pois é um ótimo jeito de conhecer a cidade, que tem várias ruas charmosas e fotogênicas espalhadas por ela.

Além do mais, a cidade é bem plana (tirando os cerros) o que permite uma caminhada mais agradável ainda. Mas lógico, que a cidade é grande e existem pontos afastados, mas uma grande maioria pode fazer caminhando sim.

Que tal fazer um citytour caminhando por Santiago gratuito? Você pode! Acesse esse link e faça sua inscrição (na verdade você paga pelo que achou do serviço prestado pelo guia, é super legal)  

ALUGUEL DE CARRO

Já contei por aqui como alugar um carro na cidade de Santiago, mas não considero o meio de transporte mais eficiente se você quiser conhecer a região metropolitana, pois o trânsito da capital chilena é um pouco caótico, então considero um pouco melhor optar por outros meios.

Já se sua intenção é conhecer as redondezas, aí sim é uma boa opção e dependendo da quantidade de viajantes até mesmo uma economia vai rolar para fazer esses passeios.




Outra coisa importante de ressaltar é sobre onde você vai estacionar o seu carro. Você tem que levar isso em conta, pois o valor dos estacionamento são relativamente altos.

METRÔ

O metrô de Santiago é um dos melhores da América Latina e é um meio de transporte super fácil de utilizar, principalmente para os que já estão familiarizados com o sistema, como por exemplo São Paulo e Rio de Janeiro.

Mas vou explicar um pouco para vocês como é o metrô da cidade:

O sistema de metrô da cidade tem um total de 6 linhas e mais de 100 estações, cobrindo quase 100 km de extensão, o que facilita bastante o deslocamento na cidade.

Você pode reservar seus hotéis no bairro pelo nosso link do Booking ou apartamentos pelo Airbnb  

Para usar o metrô de Santiago é necessário que você adquira um TARJETA BIP, que é um cartão magnético, igual ao BILHETE ÚNICO  de São Paulo. Você pode comprar ele nas cabines na entrada do metrô e não precisa ser individual, pode ser um apenas para todos os viajantes do grupo, basta apenas carregar o valor que dê para todos fazer a viagem.

A tarjeta BIP custa $1150 pesos, já os valores da recarga deve depender do seu trajeto e também do horário que você estará utilizando o serviço do metrô, pois existe diferenças dos preços conforme a imagem abaixo.

Para entender um pouco o que é cada nome das tarifas é assim:

PUNTA é o horário de pico que funciona das 7:00 às 8:59 e das 18:00 às 19:59, que custa $760 pesos

VALLE é o horário normal que funciona das 6:30 às 6:59, das 9:00 às 17:59 e das 20:00 às 20:44, custando $680 pesos

BAJO é o horário mais barato, sendo eles das 6:00 às 6:29 e das 20:45 às 23:00, custando $630 pesos.




Esses preços e horários são os válidos de segunda à sexta, já nos finais de semana o preço é o correspondente ao Valle, sendo normal o tempo todo.

Então minha dica é que você carregue cada vez que for utilizar o serviço de metrô tanto para saber o valor que vai custar e para não gastar a mais com isso

Também é legal de saber que tanto pelo siteou um aplicativo você consegue saber o saldo do seu cartão e também organizar sua viagem de metrô caso tenha alguma dúvida.

Você também pode fazer um tour gratuito pelos mercados de Santiago! Acesse esse link e faça sua inscrição (na verdade você paga pelo que achou do serviço prestado pelo guia, é super legal)  

Para quem nunca utilizou esse meio de transporte, pode ter algumas dúvidas, como por exemplo como entrar na estação. Após comprar o seu cartão e ele estar carregado de crédito é somente encostar na catraca para ela ser liberada, mostrando a tarifa paga e ainda o saldo do seu cartão.

Vale lembrar que esse cartão também é válido para os ônibus da cidade, sendo a única forma de pagamento aceita.

O metrô de Santiago tem um Aplicativo também para celulares que funcionam somente com conexão de internet, mas o aplicativo do Google Maps também ajuda muito a traçar o seu caminho com os transportes públicos.

MOMENTO DICA: Gente, como todo lugar com aglomeração de pessoas é necessário ficar atento com seus objetos, como bolsas, carteiras e celulares e de preferência não fique próximo as portas para evitar dos espertinhos roubarem e saírem correndo.

E mais uma dica é do que já falei no primeiro tópico, CAMINHE! Utilize o metrô para destinos mais longes, mas se for perto vai caminhando para poder conhecer a cidade.




UBER, CABIFY E OUTROS APLICATIVOS

Vamos começar dizendo que em Santiago o Uber não é regulamentado ainda, isso não significa que não exista ou não possa utilizar, vamos explicar:

Os aplicativos de transporte em Santiago como o Uber, Cabify e Beat não são regulamentados, mas as pessoas de um modo geral, como turistas e moradores da cidade acabam usando.

Acontece que existe uma grande fiscalização por parte da polícia sobre esse serviço em alguns pontos da cidade, principalmente os que são bem turisticos, como a região de Bellavista ou o Shopping Costanera.

“Vale a pena contratar um SEGURO VIAGEM para o Chile? Cupom de desconto de 5% exclusivo NASCI EM CASA ERRADA
A Seguros Promo compara preços das melhores operadoras de seguros do mundo, como Core, GTA, SulAmérica, entre outros.
Assim, conseguimos um desconto esperto para você de 5%! É só usar nosso cupom CASAERRADA5”

Por exemplo, é praticamente impossível você solicitar um carro de aplicativo para sair do Aeroporto ou até mesmo no Costanera, que dificilmente você consegue pegar também na entrada principal, vão pedir para ser na entrada lateral do prédio para evitar problemas.

Sabendo de tudo isso, vale a pena usar esse meio de transporte?

Na minha opinião sim! Nunca tive nenhum problema em utilizar nenhum dos aplicativos e claro que vale a mesma atenção que temos no Brasil, de conferir os dados do motorista e tudo mais.

Outra coisa é que você pode pagar com dinheiro, o que na minha opinião não prefiro, mesmo pagando a taxa de 6,38% de IOF no cartão, prefiro ter tranquilidade do que sofrer com as pegadinhas de pessoas de mal caráter quem passar nos outros, como nota falsa ou dizer que deu um tipo de nota e foi outra.




Outra dica que dou é você já baixar os aplicativos no Brasil, caso não tenha eles e você pode utilizar alguns cupons de descontos nas suas primeiras corridas, como:

NO UBER: nuw6bmhzue

NO CABIFY: THAISB868

Uma outra dica é sempre olhar em mais de um aplicativo o preço da corrida, pois em alguns tem uma grande diferença de preço, assim você acaba escolhendo o mais barato. O aplicativo BEAT é um dos mais baratos.

Mas vamos falar agora de outro aplicativo o EASYTAXI! Esse é um app para você chamar Taxis regulamentados, então vamos ao próximo tópico.

E você precisa de uma agência para fazer tour em Santiago? clica nesse link que você entra em contato direto com o Whats App da Barra Tours e fala que viu aqui no NASCI EM CASA ERRADA que eles vão fazer passeios sensacionais para você   

TÁXIS

Antes de mais nada é o meio de transporte que eu menos recomendo de usar. Já tive experiência ruim, mas vamos explicar.

Não sou somente eu que tive experiências ruins com o tema Taxi em Santiago, são inúmeros relatos de pessoas que foram lesadas por outras pessoas de má fé (que existem em todos os lugares do mundo).

Os trapasses mais conhecidos praticados pelos taxistas são os de repasse de nota falsa, falar que deu uma nota e na verdade foi outra para pode alterar o troco e também alterar o taximetro.

Obs: é claro que existem bons taxistas.

Os táxis também se tornam um meio de transporte caro, pois muitas vezes é mais que o dobro do que uma corrida de Uber por exemplo.

Mas, como o Uber não é regulamentado e isso for um problema para você, pode estar utilizando o aplicativo EASY TAXI, que é o mesmo sistema do Uber, para chamar, só que são com taxis regulamentados, lembrando também que os preços serão um pouco mais caro.

A empresa mundialmente conhecida em passeios turísticos a CIVITATIS agora está atuando no Brasil, você consegue reservar passeios em vários destinos, clique e confira. 

ÔNIBUS

Vamos já começar falando que é um meio de transporte meio caído pela bandas de lá. A maioria dos ônibus que eu vi, sempre estavam em mal estado, mas vamos lá.

Para utilizar esse meio de transporte, a maioria dos ônibus só aceitam a TARJETA BIP, não aceitam dinheiro. Usar o ônibus em Santiago é fácil também e você pode planejar seu trajeto utilizando também o Google Maps.

Outro ponto para analisar, que assim como o taxi e Uber, os ônibus enfrentam o trânsito da cidade (mesmo que algumas avenidas tenham corredores específicos de ônibus), então pode não ser a opção mais rápida.




BICICLETA

Vou começar dizendo que nunca é um meio de transporte que eu penso, porque digamos que eu não sou uma pessoa que sabe andar muito bem de bicicleta, mas Santiago é sim uma cidade que proporciona andar pois é bem plana e tem algumas ciclovias na cidade.

Existe na cidade alguns sistemas de aluguel de bicicleta, como aqui no Brasil, patrocinadas pelo Banco Itaú, que são cobrados da seguinte maneira: os primeiros 30 minutos são gratuitos e depois você pode ver os planos disponíveis para a região, como por exemplo o aluguel de um dia por $2990 pesos ou $6300 pesos por mês.

Você pode reservar seus hotéis no bairro pelo nosso link do Booking ou apartamentos pelo Airbnb  

Para utilizar esse sistema você precisa fazer um cadastro através do App Bike Itáu. E para ver mais algumas informações acessar o site: https://www.bikesantiago.cl/

Outro sistema de bicicleta para alugar é a do App Mobike, que funciona da mesma maneira que do Itaú e cobra por minuto dependendo da região

O legal desse app é que está espalhado por várias cidades do mundo.

Já nesse outro site é possível ter acesso ao mapa de ciclovia e empréstimos de bicicleta na cidade de Santiago

Dica: quando utilizar esses serviços as bicicletas devem ser devolvidas nos pontos orientados e dentro do limite imposto pela operadora, senão elas podem aplicar multas caso isso não ocorra.

PATINETE

Outro meio de transporte que está virando febre no mundo inteiro é os famosos Patinetes elétricos que em Santiago eles ficam nas regiões de Las Condes e Vitacura.

Também funcionam através de aplicativos e os que funcionam na cidade de Santiago são os seguintes (na frente os código de desconto para vocês utilizarem os serviços):

Lime: RZFMZNB

Scoot: SCOOTRIDE

Grin: não achei cupom, desculpa ai!

Dica: a mesma coisa das bicicletas, quando utilizar esses serviços as bicicletas devem ser devolvidas nos pontos orientados e dentro do limite imposto pela operadora, senão elas podem aplicar multas caso isso não ocorra.

Espero que esse post ajuda a você programar sua visita na cidade de Santiago e analisar quais os meios de transporte que se adequam mais no seu estilo de viagem.




Se você está em dúvida do que fazer na cidade, eu posso te ajudar fazendo um roteiro personalizado para você, como passo a passo do seu dia! Me mande um e-mail para thaisberaldo@gmail.com ou contato@nasciemcasaerrada.com.br e te falo mais detalhes.

Está planejando sua viagem? Então  PLANEJE SUA VIAGEM COMPLETA AQUI!

Fazendo suas reservas através dos links abaixos e das propagandas laterais do blog, você ajuda o NASCI EM CASA ERRADA a crescer e compartilhar tudo com vocês. Pra você não vai ter nenhum gasto extra, mas para o nosso blog isso significa muito.

PASSAGEM: Passagem Promo

HOSPEDAGEM: Booking / Airbnb

SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

PASSEIOS PELO MUNDO (Santiago): Civitatis

PASSEIOS EM SANTIAGO: Barra Tours (conte que viu aqui no blog que eles vão te fazer passeios incríveis) 

ALUGUEL DE CARRO: Rentcars

CHIP DE CELULAR: Easysim4u (você pode usar o cupom NASCIEMCASAERRADA  e ganhar 10% de desconto)

E se cadastre na rede Meliuz, onde você consegue ter retorno em dinheiro das suas compras.

Siga o NASCI EM CASA ERRADA no Instagram: @nasciemcasaerrada

No Youtube: /nasciemcasaerrada

No Twitter: @nceblog E nossa página no Facebook: /nasciemcasaerrada




2 Comments

  1. Obrigada por compartilhar informações super úteis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *