Falar em CARNAVAL é quase impossível não se lembrar do Brasil e igualmente se lembra de Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Mas hoje é dia de falar do carnaval da cidade maravilhosa.

O Blog NASCI EM CASA ERRADA já teve a oportunidade de passar o carnaval 3 vezes no Rio de Janeiro e revolvemos juntar as dicas, festas e tudo mais para passar para vocês.

Da ultima vez que fui para o Rio de Janeiro (2016) resolvi realizar um sonho antigo de ir ao sambódromo e desde a decisão começou a loucura de como comprar ingressos, pesquisa de preços e como ir até o palco do espetáculo. Então vou passar passo a passo do que fiz para vocês e tentar ajudar ao máximo para aproveitar a festa da melhor maneira possível e evitar buscar loucamente pelas dicas.

sambodromo________

COMPRA DE INGRESSO PARA O SAMBÓDROMO.

Quando estava procurando os ingressos me deparei com diversos sites que antes mesmo da liberação da LIESA (Liga Independente de Escolas de Samba do Rio de Janeiro) já vendiam todos os ingressos já separados por setores, por preços extremamente altos, e isso estou falando de arquibancada e a minha pesquisa começou mais ou menos em agosto do ano anterior.

Confesso que fiquei um pouco assustadas com os valores e sem saber qual o setor seria o melhor, pois muitos lugares que lia falava do famoso setor 9 (setor turístico) como a melhor opção, mas os ingressos chegavam a cerca 900 reais. Então vamos começar a entender o Sambódromo do Rio de Janeiro para ver qual o melhor lugar para ver o show das escolas de samba.

sambodromo__

O Setor 9, o tão famoso setor turístico, não é essa belezura toda não! Fica na parte central da avenida mas os jurados estão no setor 8, então toda a apresentação é voltada para o setor 8, então a escola fica um certo tempo de costas para a arquibancada.

sambodromo____

Outro ponto que observei é que como o próprio nome diz ou como vendem, setor turístico, vai muitos grupos turísticos e grupo de estrangeiros, que primeiro não são os mais animados e chega uma certa hora vão embora, não fica até o final.

O sambódromo do Rio de Janeiro é dividido em 13 setores, e possui preço variados de acordo com a vista que se tem da passarela do samba. Nesse post não vou falar sobre camarote e frisas, pois não tenho conhecimento para passar para vocês, mas para quem puder com certeza são lugares ótimos e vai dar para aproveitar muito.

CONCLUSÃO SOBRE OS SETORES:

Na minha humilde opinião o melhor setor é o 8, pois ali que a magia acontece e pagamos R$337,00. Minha experiência foi sensacional, achei incrível sentar ao lado de torcedores da Mangueiras, apaixonados pela Portela, enlouquecidos pela Salgueiro e “gringos” encantados com o desfile das escolas e pela festa que é feita na arquibancada. Eu não sei se dei sorte, mas as pessoas que sentaram perto de nós eram muito animadas, o que tornou a experiência mais incrível ainda.

sambodromo_____________________

Depois de todas as pesquisas que fiz sobre os setores achei melhor ligar na LIESA para saber se as empresas que achei na internet era de confiança para comprar os ingressos e também se existia alguma forma para moradores fora da cidade do Rio de Janeiro para comprar os ingressos direto com a LIESA, então fui informada que a venda começava na 2º quinzena de dezembro (é bom entrar em contato para saber exatamente a data) e que poderia fazer a compra por telefone, então vamos as etapas:

  • É necessário fazer um cadastro no site da Liesa;
  • Após o cadastro liga para o telefone da Liesa e solicita o local que você deseja comprar o ingresso, então é enviado para seu e-mail um documento com os dados para fazer um depósito identificado;
  • Faço o depósito identificado;
  • Uns dois dias depois você recebe o comprovante do seu ingresso.

Ok! Mas agora você deve estar se perguntando como é que troca o ingresso, é bem simples, na verdade você tem duas opções:

Retirar os ingressos na central de vendas no centro do Rio de Janeiro, mas pode ser que fique um pouco complicado chegar lá se você já estiver no fim de semana do carnaval devido aos blocos de carnaval, no meu caso tentei ir no trajeto aeroporto-hotel e passar por lá, mas estava tendo o CORDÃO DO BOLA PRETA, o maior bloco de carnaval, então as ruas estavam todas fechadas.

A outra opção é retirar no dia do desfile, e foi o que fizemos, aqui eu só deixo uma dica, a qual os guardas me passaram. Cuide muito bem dos ingressos! Você entra em uma sala do sambódromo com seguranças para retirar os ingressos. Minha dica é que leve uma bolsinha, do tipo porta dólar e saia da salinha com eles guardados, para não ficar ostentando o ingresso na mão, pois no dia aquilo vale ouro.

Agora vai um pouco mais de foto do sambódromo para vocês:

Sambódromo

sambodromo_____

sambodromo__________

sambodromo____________________________________

sambodromo___________________________________________




sambodromo__________________________________________


sambodromo________________________________________

sambodromo_______________________________________

sambodromo______________________________________

sambodromo_____________________________________

sambodromo___________________________________

sambodromo_________________________________


sambodromo_____________________________





sambodromo___________________________

sambodromo________________________

sambodromo_______________

sambodromo_________

MAS COMO CHEGAR ATÉ O SAMBÓDROMO?

Vamos dizer que temos as seguintes opções: ÔNIBUS, TÁXI, METRÔ e TRANSFER. Não estou citando ir de carro, porque isso a gente já sabe que é muita loucura, ok! Hahaha.

ÔNIBUS e TÁXI é um pouco complicado, pois diversas vias ficam fechadas, então você acabará parando muito longe do sambódromo.

TRANSFER é uma opção, digamos que bem confortável, pois ele te pega no local escolhido e você tem várias opções de horários para ir embora, mas isso não significa que vai ser rápido, pois é transito, é carnaval, então já sabe…rsrsrs.

METRÔ é uma das melhores opções! Sim, muita gente vai torcer o nariz, porque não gosta da idéia, mas eu sei que não é a opção mais confortável que existe, mas digamos que mais prática. É só descer na estação PRAÇA ONZE e seguir a multidão que você vai chegar no seu destino.

sambodromo_

QUE HORAS CHEGAR NO SAMBÓDROMO?

É lógico que cada um vai a hora que deseja, mas se você quer garantir um bom lugar é melhor estar no sambódromo perto da abertura dos portões, a qual ocorre as 18:30.

sambodromo___

O QUE LEVAR?

Mas então, serão algumas horas de pura diversão é pode ser que você necessite de algumas coisinhas: um lanchinho, bebido, almofadinha, entre outros. Então vamos à lista do que levar para a diversão ser completar e também o que você encontra por lá.

Você pode entrar no sambódromo com até dois vasilhames plásticos de 500 ml cada com bebida (cerveja, refrigerante, suco ou água), também pode levar comidinhas, dois itens, como salgadinho, biscoito, fruta, entre outros.

Mas dentro do sambódromo existe opções e não são tão absurdas quanto eu pensava da primeira vez. Lá tem lanches, pizza, entre outros quitutes.

Então pessoal, espero ter ajudado vocês no quesito sambódromo.. próximos post é um diário de carnaval.




Amante de viagens, apaixonada por moda e alucinadamente curiosa, junta tudo num potinho e o resultado sou eu! Siga nas redes sociais.

Related Post